sexta-feira, 24 de março de 2017

Substantivos (Classes Gramaticais) (Português - 4º ano/Ensino Fundamental)

Turma: 4º ano (Ensino Fundamental)

Disciplina: Português

Tema: Classes Gramaticais: Substantivos




Objetivos:

Reconhecer a função dos substantivos (dar nome a coisas, seres, sentimentos, lugares, etc);

Identificar a diferença entre os substantivos simples e compostos; primitivos e derivados; próprios e comuns; concretos e abstratos;

Empregar os substantivos coletivos;

Entender os substantivos de acordo com a flexão de gênero e de número (comum de dois gêneros, sobrecomuns, epicenos e de dois números).

Metodologia:

Este tema será subdividido em pelo menos 3 aulas.

Na primeira, será retomada a definição de substantivo como palavras que nomeiam. Com isso, serão apresentadas as palavras que são formados por apenas uma palavra ou radical (pode ser citadas palavras do contexto escolar: lápis, borracha, caneta), depois serão comparados aos substantivos compostos, que são formados por mais de uma palavra (Ex.: quadro-negro, apontador-de-lápis).

Depois, será exposto o poema dos substantivos derivados, para ajudar a memorizar os primitivos e derivados. Desafie os seus alunos a criarem mais estrófes para este poema:

"Fui à padaria
comprar pão.
Encontrei o padeiro
com a mão no chão.

Fui à livraria
comprar um livro.
Encontrei o livreiro
e fiquei agradecido.

Fui à sorveteria
comprar sorvete.
Encontrei o sorveteiro
comendo um banquete."

Disponívem em: Escrevendo para o futuro

A abordagem do tema substantivos próprios e comuns deve esclarecer que há nomes comuns a vários seres ou coisas (ex.: menino, escola, professor) e nomes que especificam os seres, locais e pessoas (ex.: José, São Paulo, Brasil) e que sempre devem iniciar com letra maiúscula.

Devem ser definidos os substantivos concretos como aqueles que podem ser vistos ou sentidos através dos sentidos (os objetos, os seres e as pessoas), e os abstratos como aqueles que não podem ser tocados (sentimentos, qualidades, ações e sensações).

Para aprender o coletivo das palavras, pode ser usado o "Poema do Coletivo" de Evelyn Cordeiro:

POEMA DO COLETIVO

"Substantivo coletivo
é facinho de entender,
não fique muito pensativo,
logo logo vai saber.

Coletivo é coleção,
todo mundo já conhece.
Substantivo é diversão,
quando aprende nunca esquece.

Pra começar a brincadeira
explicar é grande ideia:
ver um lobo é tremedeira,
muitos lobos é alcateia.

Pra entender agora e não depois
é só pensar numa coitada
na frente de muitos bois
sem saber que é boiada.

Se não entendeu, se queixe!
Dúvida dá azedume!
É simples, pense num peixe...
Muitos peixes dá cardume.

Animal é uma boa,
mas humanos também são.
Se pensarmos em pessoas,
muita gente é multidão.

Vamos ver um outro achado,
coletivo em outra pista:
exército é de soldado
e elenco é de artista.

Agora pense firme...
Coletivo é simples, assuma!
Jogadores dá um time
e com alunos temos turma.

Turma tem que ser boa,
alunos espertos e ativos.
Não fique mais à toa!
Pesquise mais coletivos!!!"

Autora do poema: Evelyn Cordeiro
Disponívem em: Recanto das Letras

Para trabalhar a flexão de gênero e número dos substantivos, serão usados textos, nos quais será solicitado que os alunos troquem o gênero dos substantivos ou mude o número para singular ou plural.

Avaliação:
Será avaliada a participação do aluno e resolução de exercícios, ao passo que servirá para encontrar as dificuldades dos alunos.

Recursos didáticos:
Apresentação de slides, cópias dos poemas e cópias dos exercícios.

Sinta-se à vontade para adaptar este plano à sua sala de aula!

Veja as outras publicações da série "Classes Gramaticais":

8 comentários: