domingo, 26 de março de 2017

Adjetivos (Classes Gramaticais) (Português - 4º ano/Ensino Fundamental)

Turma: 4º ano (Ensino Fundamental)

Disciplina: Português

Tema: Classes Gramaticais: Adjetivos

Objetivos:
Abordar a função dos adjetivos na frase;

Aprender a flexionar os adjetivos compostos no plural;

Diferenciar adjetivos primitivos de derivados e adjetivos biformes de uniformes;

Conhecer os principais adjetivos pátrios.

Metodologia:

A aula será expositiva dialogada, começando pela diferenciação entre adjetivos simples (formados por apenas uma palavra) e adjetivos compostos (formados por duas ou mais palavras).

Deve ser enfatizado que há regras para o plural dos adjetivos compostos, e para isso, os alunos deverão observar a última palavra do adjetivo composto. Se esta for um adjetivo, somente ela se flexionará no plural (ex.: azul claros, verde escuros, norte-americanos etc). Se for um substantivo, nenhuma das duas palavras se flexionará (ex.: calças verde-musgo, vestidos amarelo-ouro). No caso dos adjetivos compostos formados por "cor-de-...", não serão flexionados (ex.: mochilas cor-de-rosa). Também azul-marinho e azul-celeste nunca se flexionam. 

Serão conceituados os adjetivos primitivos e derivados, em que os primeiros dão origem aos últimos (ex.: grande - grandioso; magro - magrela; triste - tristonho; vermelho - avermelhado).

Conceituar os adjetivos biformes e uniformes, nos quais o uniforme apresenta apenas uma forma para o gênero masculino e para o feminino (ex.: sobrevivente, inteligente, sagaz, especial, feliz, etc). Já os adjetivos biformes, assim como o nome diz, possuem duas formas (ex.: sonhador - sonhadora; bonito - bonita; vermelho - vermelha, etc).

Por último, serão abordados os principais adjetivos pátrios. 


Avaliação:
Deve ser avaliada a participação do aluno e a capacidade de discriminar as diferentes tipos de adjetivos.

Recursos didáticos:
Apresentação de slides e livro didático.


Sinta-se à vontade para adaptar este plano à sua sala de aula!


Veja as outras publicações da série "Classes Gramaticais":

Nenhum comentário:

Postar um comentário