segunda-feira, 27 de março de 2017

Pronomes Pessoais do Caso Reto, Caso Oblíquo e de Tratamento e Pronomes Demonstrativos (Português - 4º ano/Ensino Fundamental)

Turma: 4º ano (Ensino Fundamental)

Disciplina: Português

Tema: Classes Gramaticais: Pronomes (parte I)

Objetivos:
Reconhecer a função de cada tipo de pronome;

Saber fazer a substituição do substantivo pelo pronome, quando necessário;

Aprender a empregar os pronomes demonstrativos em relação ao tempo e espaço;

Relacionar os pronomes de tratamento às pessoas a quem se dirige a palavra.

Metodologia:

A aula será expositiva com a participação dos alunos na construção de uma tabela com os pronomes pessoais do caso reto e do caso oblíquo, fazendo a relação deles com a 1ª, 2ª e 3ª pessoa do singular e do plural.

Depois disso, serão aplicados exercícios com frases para completar corretamente com os pronomes pessoais do caso oblíquo (dar enfoque à diferença entre "me" e "mim" e "te" e "lhe", que são geralmente confundidos).

Serão tratados também os pronomes pessoais de tratamento, sendo apresentada uma lista na qual deverá ser completada com os devidos pronomes de tratamento.


Serão apresentados os pronomes demonstrativos, e serão relacionados os pronomes demonstrativos que têm a letra "T" (este(s), esta(s) e isto) ao presente e aos seres ou coisas mais próximas (ex.: esta caneta, este ano).

Os pronomes demonstrativos com "SS" (esse(s), essa(s) e isso) deverão ser relacionados ao passado mais próximo e os seres ou objetos que estão próximos da pessoa com quem se fala (ex.: esse mês [se referindo ao mês passado], me dê essa borracha [que está com a pessoa com quem se fala]).

Os pronomes demonstrativos "aquele(s)", "aquela(s)" e "aquilo" devem se referir a um passado distante (ex.: Naquele ano, os portugueses chegaram ao Brasil) ou a um ser ou objeto que esteja fora do alcance da primeira e da segunda pessoa (ex.: "Vamos até aquela loja de calçados!").

Avaliação:
Os alunos serão avaliados pela participação e resolução dos exercícios.

Recursos didáticos:
Livro didático, lousa e caderno individual.


Sinta-se à vontade para adaptar este plano à sua sala de aula!


Veja as outras publicações da série "Classes Gramaticais":

3 comentários: