Turma: 4º ano (Ensino Fundamental)
Disciplina: Português
Tema: Classes Gramaticais (Introdução)
Objetivos:
Sensibilizar os alunos para reconhecerem que há vários tipos de palavras (classes gramaticais) e que elas têm funções diferentes.
Conteúdo:
Disciplina: Português
Tema: Classes Gramaticais (Introdução)
Objetivos:
Sensibilizar os alunos para reconhecerem que há vários tipos de palavras (classes gramaticais) e que elas têm funções diferentes.
Conteúdo:
Substantivos;
Artigos Definidos e Indefinidos;
Adjetivos;
Pronomes;
Verbos;
Numerais;
Advérbios;
Preposição;
Conjunções;
Interjeições.
Artigos Definidos e Indefinidos;
Adjetivos;
Pronomes;
Verbos;
Numerais;
Advérbios;
Preposição;
Conjunções;
Interjeições.
Metodologia:
Nesta primeira aula da sequência de aulas sobre classes gramaticais, não será exigido conhecimentos prévios ou que o aluno memorize exemplos de cada classe gramatical.
Para iniciar, poderá ser usado um trecho de algum texto, onde o professor alerta para a importância de cada palavra, experimentando retirar a palavra e até substituí-la por outra, enquanto os alunos opinam se o sentido da frase continua o mesmo ou se mudou.
Depois, serão realizadas perguntas como "Quais palavras do texto são nomes de coisas ou de pessoas?", "Quais são usadas para expressar uma ação?" e "Quais representam qualidades ou características de coisas ou pessoas?". Não é recomendado fazer perguntas sobre as outras classes gramaticais, pois, à primeira impressão, não são fáceis de serem assimiladas pelos alunos.
Neste momento, o professor escreverá todas as dez classes de palavras na lousa, com uma breve e clara definição de cada uma. Depois de explicar cada uma delas, o professor pode colocar em apresentação de slides outros trechos de texto com palavras destacadas para eles, com auxílio das informações escritas na lousa, possam indicar as classes gramaticais das palavras destacadas.
Não deve-se avaliar os erros de forma negativa, deve-se corrigi-los ou orientá-los a encontrarem as respostas corretas, pois esta aula objetiva desenvolver a habilidade de os alunos olharem as frases com olhar crítico e discriminarem as funções das palavras.
Avaliação:
Deve ser avaliada a participação do aluno e a capacidade de discriminar as diferentes classes gramaticais.
Recursos didáticos:
Livro didático, lousa e apresentação de slides (facultativo).
Sinta-se à vontade para adaptar este plano à sua sala de aula!
Veja as outras publicações da série "Classes Gramaticais":
Veja as outras publicações da série "Classes Gramaticais":
[02] Substantivos
[04] Adjetivos
Muito bom a sugestão desse plano de aula.
ResponderExcluirMuitíssimo obrigada pela disponibilidade dos seu trabalhos. O nome dsso é empatia. Que o Universo devolva para você coisas muito boas. Abraço afetuoso. Grata pela doação.
ResponderExcluir