Turma: 4º ano (Ensino Fundamental)
Disciplina: Ciências
Tema: O Sistema Solar
Objetivos:
Reconhecer a diferença entre os corpos celestes luminosos e iluminados;
Conhecer a organização do sistema solar (as órbitas);
Conhecer os planetas do nosso Sistema Solar.
Metodologia:
Disciplina: Ciências
Tema: O Sistema Solar
Objetivos:
Reconhecer a diferença entre os corpos celestes luminosos e iluminados;
Conhecer a organização do sistema solar (as órbitas);
Conhecer os planetas do nosso Sistema Solar.
Metodologia:
No início desta aula, será revisado o conceito de corpos celestes, e será ilustrada a diferença entre corpos luminosos (aqueles que produzem luz própria) e corpos iluminados (aqueles que só recebem a luz de outros astros), usando o exemplo do Sol e da Lua.
Depois serão estudadas as órbitas, nas quais os planetas orbitam em torno do Sol, e os satélites orbitam em torno dos planetas.
Explicar que o movimento de translação da Terra em torno do Sol dá origem as estações do ano, e o movimento de rotação da Terra (giro em torno do próprio eixo) cria o fenômeno de dia e noite.
Para trabalhar a forma como o Sistema Solar está organizado, podem ser confeccionadas maquetes de isopor, com os planetas feitos de esferas de isopor e presos à folha de isopor por palitos de churrasco.
Retirado de Arte em minha vida |
Avaliação:
Os alunos serão avaliados pela participação e confecção da maquete.
Recursos didáticos:
Livro didático, apresentação de slides, folha de isopor, esferas de isopor, palitos de churrasco e tinta guache de várias cores.
Sinta-se à vontade para adaptar este plano à sua sala de aula!
Nenhum comentário:
Postar um comentário