Turma: 4º ano (Ensino Fundamental)
Disciplina: História
Tema: Dia da Abolição da Escravidão dos Índios (1º de abril)
Objetivos:
Conhecer os hábitos dos indígenas brasileiros antes da chegada dos portugueses;
Entender porque os indígenas foram escravizados pelos portugueses;
Entender os motivos da abolição da escravidão dos indígenas;
Investigar as consequências da colonização portuguesa na vida dos indígenas.
Metodologia:
Esta aula poderá ser desenvolvida no Dia da Abolição da Escravidão dos Índios (1º de abril) ou poderá ser incluída na sequência didática.
Primeiramente, o professor irá comentar o modo de vida que os indígenas levavam antes da chegada dos portugueses, mostrando que eles eram livres, que não derrubavam grandes áreas de mata e que eram numerosos e formados por várias etnias e tribos diferentes.
Os indígenas eram divididos em dois grandes grupos: os tupis-guaranis e os tapuias. Eles se mantinham com a caça, a coleta de frutas, a pesca e a agricultura. Os indígenas também usavam a derrubada de árvores e as queimadas como uma técnica de preparar a terra para a lavoura, mas essa prática não colocava em risco o equilíbrio do meio ambiente.
Depois, o professor falará sobre o que mudou com a chegada dos portugueses: No primeiro momento, os portugueses começaram a extrair o pau-brasil das florestas com a ajuda dos índios. Tempos depois, os portugueses começaram a expulsar os índios de suas próprias terras e a transformá-los em escravos.
É importante conscientizar que os índios foram escravizados por mais de 200 anos e desfazer os mitos de que os índios seriam preguiçosos, que foram veiculados em muitos livros de história.
Fazer os alunos repensarem a história e se colocarem no lugar dos índios, que foram tirados de suas terras, escravizados e massacrados.
"Índios soldados da província de Curitiba escoltando prisioneiros nativos", tela de Jean-Baptiste Debret |
Por fim, explicar os motivos do fim da escravidão dos índios: os portugueses tiveram condições econômicas de escravizar os negros vindos da África, e os jesuítas se opunham à escravidão dos índios, pois os haviam catequizado na religião católica.
O professor solicitará aos alunos que realizem a seguinte pesquisa:
*Estimativa da população indígena antes da colonização portuguesa;
*Números atuais da população indígena no Brasil;
*Tribos e etnias indígenas que foram extintas;
*Informações sobre o desmatamento e áreas remanescente dos ecossistemas brasileiros (Mata Atlântica, Floresta Amazônica, etc.)
E façam uma produção textual com o tema: "E se o Brasil ainda fosse dos índios?".
Avaliação:
O aluno será avaliado pela qualidade da sua pesquisa e pela apreensão do conteúdo através da sua produção textual.
Recursos didáticos:
Apresentação de slides, internet e caderno individual.
Referências:
Caso o livro didático não aborde o tema da escravidão do indígena, poderá ser consultado este site:
Sinta-se à vontade para adaptar este plano à sua sala de aula!
Nenhum comentário:
Postar um comentário