Turma: 4º ano (Ensino Fundamental)
Disciplina: Português
Tema: Interpretação de Texto
Objetivos:
Desenvolver a habilidade de interpretar textos e identificar a mensagem principal do texto;
Expressar opiniões sobre um tema.
Metodologia:
Os alunos receberão a cópia da letra da música "Trem-Bala" de Ana Vilela, para lerem em duplas. Depois, a música será executada e os alunos acompanharam junto com a letra.
Música: "TREM-BALA"
Compositora: Ana Vilela
"Não é sobre ter
Todas as pessoas do mundo pra si
É sobre saber que em algum lugar
Alguém zela por ti
É sobre cantar e poder escutar
Mais do que a própria voz
É sobre dançar na chuva de vida
Que cai sobre nós
É saber se sentir infinito
Num universo tão vasto e bonito
É saber sonhar
E, então, fazer valer a pena cada verso
Daquele poema sobre acreditar
Não é sobre chegar no topo do mundo
E saber que venceu
É sobre escalar e sentir
Que o caminho te fortaleceu
É sobre ser abrigo
E também ter morada em outros corações
E assim ter amigos contigo
Em todas as situações
A gente não pode ter tudo
Qual seria a graça do mundo se fosse assim?
Por isso, eu prefiro sorrisos
E os presentes que a vida trouxe
Pra perto de mim
Não é sobre tudo que o teu dinheiro
É capaz de comprar
E sim sobre cada momento
Sorriso a se compartilhar
Também não é sobre correr
Contra o tempo pra ter sempre mais
Porque quando menos se espera
A vida já ficou pra trás
Segura teu filho no colo
Sorria e abrace teus pais
Enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala, parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir"
Ao findar da música, o professor perguntará "Sobre o que a música fala?"; "Qual é a mensagem principal que ela quer passar?".
Os alunos responderão os outros questionamentos no caderno:
• Releia o trecho da música que diz "Não é sobre tudo que o teu dinheiro é capaz de comprar / E sim sobre cada momento, sorriso a se compartilhar".
Agora, leia esta definição de felicidade:
"Ser feliz é fechar os olhos e não desejar mais nada e, para isso, basta que deixemos de medir a felicidade pelo dinheiro que temos ou deixamos de ter e passemos a medir por aquelas pequenas coisas que não trocaríamos nem por todo o dinheiro do mundo."
Agora responda: Na sua opinião, os dois trechos tratam a felicidade da mesma forma? Você concorda com eles?
• Na sua opinião, a maioria das pessoas busca a felicidade nas pequenas coisas ou nas coisas que o dinheiro pode comprar?
• Qual é o significado da expressão "trem-bala" empregada no último parágrafo da música?
• Agora é hora de olhar para si mesmo: Você costuma dar valor às pequenas coisas e estar com as pessoas que você ama? Dê exemplos de coisas que precisamos valorizar mais.
Avaliação:
O aluno será avaliado pela participação dando suas opiniões e pela capacidade de interpretar e discutir os questionamentos.
Recursos didáticos:
Música: "Trem-Bala" (Ana Vilela);
Aparelho-de-som ou computador com caixas-de-som;
Cópias da letra da música; e caderno individual.
Sinta-se à vontade para adaptar este plano à sua sala de aula!
Obrigada! Ótimo plano.
ResponderExcluirEstá bem adequado ao nível do aluno parabéns
ResponderExcluirParabé
ResponderExcluir