quarta-feira, 5 de abril de 2017

Dia do Jornalista (7º de abril) (História - Ensino Fundamental)

Turma: Ensino Fundamental (4º ao 9º ano)

Disciplina: História

Tema: Dia do Jornalista (7º de abril)

Objetivos:
Abordar sobre a importância do jornalismo;
Apresentar os fatos históricos que levaram a criação do dia do jornalista.



Metodologia:
O professor, ao iniciar a aula, informará aos alunos que é o Dia do Jornalista e perguntará "Vocês sabem qual é a importância do jornalismo?", "O que fazem os jornalistas?". Instigando a participação dos alunos, o professor mostrará que os jornalistas não são apenas aqueles que apresentam os telejornais, mas que eles também investigam, apuram fatos, se informando de fontes confiáveis, para veicular informações sobre política, economia, educação, meio ambiente, segurança, esportes e diversos outros temas importantes para a população, através de jornais impressos, internet, rádio ou televisão.

Giovanni Badaró
Será explicado como se deu o surgimento da data do Dia do Jornalista, que foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró. Giovanni Badaró foi médico e jornalista e lutou pelo fim da monarquia portuguesa e Independência do Brasil.

Foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou Dom Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril, deixando o lugar para seu D. Pedro II, seu filho, com apenas 14 anos de idade.
Somente em 7 de abril de 1931, surgiu a homenagem do Dia do Jornalista.

Os alunos serão incumbidos de realizarem pesquisa sobre as diferentes áreas de atuação do jornalista.
Sugestões de tema:
Jornalismo na cobertura de conflitos no Oriente Médio;
Jornalismo no período da ditadura militar no Brasil;
Jornalismo na investigação da corrupção.

Recursos didáticos:
Apresentação de slides e DataShow.


Sinta-se à vontade para adaptar este plano à sua sala de aula!

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